Ciência e Saúde

Conheça os diferentes tipos de peelings e quando são necessários

0
Tamanho da fonte: A- A+ Por: Luciana Azevedo 14/06/2012

Com o objetivo de atenuar rugar, corrigir cicatrizes superficiais, clarear manchas e renovar uma pele envelhecida, este tratamento deve ser realizado por um dermatologista capacitado para que os melhores resultados sejam alcançados

Quando se fala em renovação celular para o rejuvenescimento facial, uma das primeiras opções em procedimentos estéticos é o peeling, um processo tradicional e eficiente. Mas, para que a pessoa alcance os melhores resultados, é preciso que o tratamento seja realizado por um dermatologista capacitado e que o paciente observe os cuidados pós-procedimento.

“O peeling é realizado com substâncias químicas cáusticas que destroem as camadas superficiais da derme, consegue regenerar a pele e lhe dar um melhor aspecto”, explica a Profª. Dra. Edileia Bagatin, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), vice-chefe do Departamento de Dermatologia da UNIFESP e orientadora do Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional da UNIFESP.

O peeling tem por objetivo atenuar rugas, corrigir cicatrizes superficiais, clarear manchas e renovar uma pele envelhecida pelo tempo ou precocemente, por causa do excesso de sol. Além de rejuvenescer a pele do rosto e clarear manchas, o peeling - que pode ser superficial, médio ou profundo -, só deve ser indicado após o dermatologista analisar as condições da pele a receber o tratamento, uma vez que há diferentes tipos de peeling.

“Cada um tem uma indicação e uma substância a ser utilizada. O peeling físico é feito com nitrogênio líquido que atua pela temperatura baixa (-180 graus). Já o peeling químico, à base de ácidos, é o mais usado pelos dermatologistas. As indicações do procedimento variam de acordo com a necessidade do paciente e as combinações de ativos consistem em aplicar um agente para facilitar ou aumentar a penetração do segundo componente. Os peelings superficiais podem ser feitos em qualquer fototipo, os médios até fototipo IV e o profundo só em peles claras, fototipos de I a III”, esclarece a Profª. Dra. Edileia Bagatin.

Segundo a dermatologista, nos peelings químicos os ácidos mais usados são: solução de Jessner (mistura dos ácidos salicílico, lático e resorcinol em partes iguais), ácido salicílico, ácido tricloroacético (ATA), ácido glicólico, ácido lático, ácido pirúvico, ácido mandélico, fenol, e 5-fluoruracil (5-FU).  

“Todos podem ser usados para as mesmas indicações, com algumas particularidades. O ácido salicílico é para o tratamento da acne; a solução Jessner para clareamento das manchas; e o de fenol é para peeling profundo com o objetivo de tratar rugas do envelhecimento avançado. A combinação de solução Jessner ou ácido glicólico e ATA pode ser indicada para cicatrizes de acne. Em cada um, o resultado pode ser observado de 15 a 30 dias”.

Como agem os diversos tipos de peeling:

Superficiais penetram apenas na epiderme e são indicados para manchas superficiais, poros dilatados e sardas, assim como peles oleosas.  

Médios atingem a derme superior. Ideal para manchas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pelo sol.

Profundos penetram até a derme média. É recomendado para peles muito envelhecidas, com manchas e rugas.

“Após o procedimento, independente da indicação, é necessário ter alguns cuidados, mas o principal é aplicar hidratante e filtro solar sobre a pele e evitar exposição ao sol por 30 dias, no mínimo para controlar o ressecamento e evitar novas manchas”, finaliza a médica Edileia.  
Palestra

Este procedimento clássico dentro do universo de tratamentos estéticos será tema de uma apresentação que a Profª. Dra. Edileia Bagatin fará no XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), entre os dias 20 e 23 de junho de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

“Será uma apresentação prática do peeling superficial combinado de Solução Jessner e 5-FU, para o tratamento das queratoses actinicas múltiplas (lesões pré-malignas que podem ou não evoluir para o câncer de pele não melanoma, caracterizadas por áreas rosadas planas ou elevadas e ásperas), presentes em áreas expostas ao sol, características do envelhecimento avançado”, conta. As inscrições online podem ser realizadas no site www.sbcd.org.br/brasilia2012.

Aprenda a disfarçar sardas

Segredo está no tipo de maquiagem

Tem gente que adora o charme das famosas sardas, outras já querem esconder de qualquer maneira. As sardas surgem em locais que ficam mais expostos ao sol, como por exemplo a face, o ombro e o colo, as manchas têm um desenho arredondado trazendo a pigmentação castanho ou marrom. Porém para quem quer esconder as sardas apenas por algumas horas, a opção é o uso de maquiagens como corretivos, base e pó. Os itens ajudam a camuflar as sardas de forma natural sem agredir a pele deixando um resultado uniforme. No salão Carlinhos Cabeleireiros, o maquiador Renato Condor dá dicas de como esconder as sardas.

“O ideal é usar uma base bem fininha e por cima um blush rosado. Evite maquiagens com tons escuros e cores chamativas. Prefira as cores neutras e sem muito brilho”, ensina Renato. Ele ainda alerta: “Para esconder as sardas cuidado para não deixar o visual muito pesado”.

O Salão Carlinhos Cabeleireiros fica no Shopping Pendotiba, que está localizado na Estrada Caetano Monteiro, 818 - 2º andar, em Pendotiba. Telefone: 2616-2646.

Um spa feito para os casais apaixonados

Foi pensando em surpreender que o Espaço Elemental criou o Romance Day Spa e Glamour Day Spa. Uma maneira inovadora de presentear sua companhia, saindo do básico e explorando os sentidos e sensações que outros presentes tradicionais não despertariam. O local desenvolveu rituais com óleos essenciais, envolvimentos de seda e ouro, além de massagens que proporcionam a você sensações únicas, que além de relaxar, despertam os sentidos.

O Romance Day Spa tem a massagem sedução, um ritual com óleos especiais que combinam um mix de essências exóticas que exalam sensualidade. Também tem o wrap de seda, terapia de spa corporal com envolvimento à base de extrato de seda. Há também a reflexologia com escaldapé e a degustação de chás. Já o Gold Day Spa tem o welcome ritual, um relaxamento sensorial com toalhas especialmente aquecidas e aromatizadas; o wrap de ouro, que é a terapia de Spa que envolve o corpo com belos reflexos dourados; a reflexologia com escaldapés, maquiagem, escova e degustação de pró-seco.


O FLUMINENSE


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 0 comentário(s)

Nenhum comentário.

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065