CidadesPapo

Papo Sustentável: Rio+20 abrange mais do que as questões ambientais

5
Tamanho da fonte: A- A+ Por: Flávio Oliveira 08/06/2012

População ainda desconhece temas referentes ao Brasil e a outros países que serão abordados na convenção que começa na próxima semana, no Riocentro, Zona Sul do Rio

 

A Rio+20 acontece entre dias 13 e 22 no Riocentro, que fica na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e no Aterro do Flamengo, na Zona Sul. Diversos temas serão abordados na conferência. Para quem acha que apenas questões como aquecimento global e preservação do meio -ambiente serão debatidas pode estar bastante enganado. O evento é bem mais abrangente e abordará temas como desemprego, desigualdade social, energia, água, entre outros. 

Centenas de representantes de diversos países já confirmaram presença. Chegou o momento de sabermos o que foi realizado e quais foram os compromissos assumidos desde a Eco 92 (evento similar que também aconteceu no Rio, em 1992), mas que podem ter ficado apenas no imaginário social, já que os registros de acordos firmados pela Agenda 21 ainda estão longe de serem legitimados.

Rio +20 e agora?

O mês de junho chegou e com ele a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a comentada Rio+20, que será realizada no estado do Rio de Janeiro. Desde o mês de janeiro informações sobre o tema têm se tornado frequentes na vida do brasileiro. Mas o que pensa a população sobre a Rio+20?!

Nossa equipe de reportagem foi às ruas e a resposta parece sempre ser a mesma. Em sua maioria as pessoas afirmam saber muito pouco, ou quase nada, sobre o assunto! Eventos emblemáticos envolvendo o meio ambiente parecem ainda não ter atraído a atenção da sociedade, o suficiente. Uma deficiência na informação, ou desinteresse por fatores culturais?! 

Diversas organizações não governamentais anseiam pelo evento, com início a partir do próximo dia 13, onde poderão expor problemas já debatidos pela Organização das Nações Unidas, mas ainda sem solução. 

Entretanto essa postura pode estar mudando. No último dia 6 de junho o Ministério do Meio Ambiente divulgou uma pesquisa onde o meio ambiente aparece em sexto lugar entre as principais preocupações dos brasileiros. Apesar de ainda não estar entre as prioridades, quando o estudo foi realizado pela primeira vez, em 1992, o tema foi sequer citado, ou seja, 10 anos depois o brasileiro está mais preocupado com as questões ambientais.  

C40

Enquanto os entraves entre os grandes chefes de estado não acontecem, um outro evento ocorre simultaneamente com a Rio+20, a C-40. Trata-se de uma reunião entre líderes de grandes cidades sobre questões climáticas. Esse encontro é importante porque envolverá líderes das 60 maiores cidades do mundo e acontece nos dias 17 e 19 de junho no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio. Liderados pelo prefeito de Nova Iorque,  Michael Bloomberg, a reunião tem como objetivo desenvolver políticas sustentáveis e ações locais para enfrentar as mudanças climáticas. O último encontro aconteceu em São Paulo, em junho de 2011.

Cúpula dos Povos

Se a Conferência das Nações Unidas promete ser cheia de burocracias e morosidades, a Cúpula dos Povos deve levantar temas polêmicos de maneira mais inflamada. Isso porque neste evento, que acontece no Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho, entidades da sociedade civil e movimentos sociais de todo o mundo se reúnem para discutir os problemas globais, a fim de concluir uma agenda única de compromissos, através de um modelo global que envolva responsabilidades socioambientais sem prejudicar o progresso econômico de cada país, principalmente dos denominados subdesenvolvidos.

Pensa nisso!

Entre os diversos temas que serão debatidos durante a Rio+20 está a Água. Talvez o bem mais precioso do planeta ainda não desperta o interesse na maioria das pessoas para a sua preservação. É muito comum encontrar aquela vizinha distraída conversando sobre assuntos rotineiros com uma conhecida enquanto lava a calçada. É claro que ela prefere manter a entrada de sua casa sempre limpa, mas também não pode deixar de colocar o assunto em dia, enquanto litros de água são desperdiçados escorrendo pela mangueira. 

Outra forma de desperdício é o mau uso do óleo de cozinha. Após a realização de muitas frituras, várias pessoas costumam mergulhar óleo vegetal na pia da cozinha, como forma prática de se livrar do material indesejado. Entretanto é preciso atenção, pois este material tem um destino, o esgoto, e cada litro de óleo despejado no esgoto tem a capacidade para contaminar até um milhão de litros de água. Será possível imaginar tantos litros de água?! Em uma simples comparação a marca de um milhão seria o equivalente em volume de água utilizado por uma pessoa durante 14 anos, em média. Portanto cada litro de óleo despejado na pia de uma cozinha pode retirar anos do uso de um bem que pertence a todos nós.

E-mail para esta coluna: flavio.oliveira@ofluminense.com.br

 


O FLUMINENSE


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 3 comentário(s)
  1. Ermesson Silva - 13/06/2012 - 18:01

    Boa tarde já com começo de boa noite !!!

    Somente hoje me dei conta de que essa convenção será da maior importância a nível mundial , simplesmente pela simples e pura comparação no final do texto onde diz que para cada litro de óleo despejado na pia é o suficiente pra contaminar i milhão de litros d´água , onde em media equivale o uso durante 14 anos de uma pessoa !

  2. Ermesson Silva - 13/06/2012 - 18:04

    ...continuando só pra finalizar o meu primeiro comentário ...
    E outra , se em 10 anos após a primeira convenção similar à essa que foi a eco 92 somente agora estamos colocando a água entre as nossas 10 prioridades ,é sinal de que ainda de fato não estamos o suficiente convencidos de que esse bem tão precioso pode nos faltar , lembrando que e nível geral , já que para muitos de nossos irmãos esse bem já está bem difícil de alcançar .

  3. Buy Runescape gold - 10/08/2012 - 11:38

    Oi, meu nome é Daniel Berman e eu sou um criador de séries de TV, produtor / diretor, DP, fotógrafo, editor e fundador dos Prémios móvel de fotos.
    Gostar de ler o seu post! Continue fazendo o bem!
    buying rs gold

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065