CidadesMaricá

Maricá abre pré-matrículas online e lança nova ferramenta

0
Tamanho da fonte: A- A+ 05/11/2013

Nova ferramenta, chamada Matrícula Inteligente, permite fazer cadastro na rede municipal de ensino através do computador. Início das aulas será em 4 de fevereiro

Pais e responsáveis de estudantes interessados em ingressar na rede municipal de ensino de Maricá em 2014 terão acesso à uma nova ferramenta moderna e prática para garantir a pré-matrícula dos alunos nas escolas municipais. Trata-se do programa Matrícula Inteligente, que por meio do preenchimento de um formulário on-line permite a pré-matrícula informatizada. O prazo para a pré-matrícula termina no dia 29 de novembro e a novidade está disponível no site oficial da Prefeitura, o www.marica.rj.gov.br/matriculainteligente.

Desenvolvido em parceria entre a secretaria de Educação de Maricá e técnicos da subsecretaria de Tecnologia da Informação, com base num sistema semelhante desenvolvido pelo governo do estado do Rio de Janeiro, o programa levou sete meses para ser criado e vai agilizar o processo de matrícula escolar, garantindo mais comodidade para pais e alunos.

O programa é destinado para alunos que desejam ingressar na Educação Infantil (alunos de um a três anos completos até 31/03), Pré-Escola (alunos de quatro a cinco anos completos até 31/03), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos - EJA (alunos com 15 anos completos ou a completar na data do início do semestre letivo).

Além dos novos alunos oriundos de rede estadual, federal ou particular da própria cidade ou de outros municípios, a ferramenta também estará disponível para os estudantes municipais que desejam trocar de escola e também para aqueles que pararam de estudar e vão retornar para a  rede municipal em 2014.
Os alunos da rede municipal que desejam permanecer na mesma unidade não precisarão utilizar o programa, já que a renovação da matrícula é automática.

A secretária municipal de Educação, Marta de Melo Quinan, explicou que o candidato preenche o cadastro on-line em apenas cinco passos.
“A pessoa informa alguns dados pessoais e números de documentos e escolhe previamente as unidades escolares em que deseja fazer a matrícula”, disse.
Depois, por SMS ou e-mail, a secretaria envia uma mensagem com a unidade escolar onde cada usuário fará a matrícula.

A distribuição de vagas será feita observando a disponibilidade física da unidade escolar e respeitará alguns critérios, como preferência a portadores de necessidades educativas especiais, proximidade da residência e outros aspectos previstos num regimento da secretaria de educação para os processos de matrícula.

Após a pré-matrícula, os alunos deverão conferir no site da prefeitura a relação dos alunos alocados nas unidades municipais a partir do dia 10 de dezembro.
Segundo a secretária, o aluno ou pai de aluno só precisará levar a documentação exigida até a escola entre os dias 3 e 10 de janeiro de 2014.
A previsão é que o ano letivo comece no dia 4 de fevereiro.


O Fluminense


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 1 comentário(s)
  1. gustavo - 30/11/2013 - 21:15

    quero estudar melhor

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.

Publicidade:



Redes Sociais






Fale com
a Redação

(21) 2125-3065