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Linhas de ônibus poderão ser operadas por consórcios

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Tamanho da fonte: A- A+ Por: Ruy Machado 15/05/2012

Vencedores de licitação vão explorar o serviço por 20 anos e Niterói será dividida em três setores. Veículos podem sair de circulação para melhoraria no trânsito da cidade

Foi publicada na última terça-feira, no Diário Oficial a concessão da operação das linhas de ônibus de Niterói. Dois consórcios, a Transnit e a Transoceânica, formados pelas empresas que já operam no município, serão responsáveis pela exploração do serviço nos próximos 20 anos. A cidade será dividida em três áreas operacionais. O primeiro consórcio irá atuar na Zona Norte.

O outro, na Região Oceânica, em Pendotiba e em São Francisco. O terceiro setor, que abrange o Centro, Icaraí e Santa Rosa, será compartilhado entre os dois consórcios. 

Segundo o presidente da NitTrans, Sérgio Marcolini, num primeiro momento os usuários não perceberão as mudanças, pois o que será alterado é apenas o conceito. A previsão é que em um ano os veículos já estejam com a nova caracterização dos dois consórcios. As medidas visam da dar maior flexibilidade, pois a concessão é feita por áreas e permite à Prefeitura mais liberdade para alterar os trajetos. Hoje a cidade possui aproximadamente 750 veículos e a estimativa é que parte deles deixe de circular. “Nossa expectativa é tirar das vias aproximadamente 150 coletivos e dar maior fluidez ao trânsito”, diz Marcolini. 

O Consórcio Transnit será formado pelas viações Barreto, Ingá, Peixoto e Brasília. Já o Transoceânico contará com as viações Fortaleza, Miramar, Santo Antônio e Pendotiba. Na semana que vem Marcolini se reúne com representantes das empresas para esclarecer detalhes da fusão. 

Terminal - Para dar mais agilidade na chegada e saída dos coletivos no terminal, Marcolini frisou que já estão sendo realizadas obras no Terminal João Goulart. Com isso a saída das linhas intermunicipais passará a ser feita a partir da quarta plataforma, por duas vias laterais. Já a entrada e saída das linhas municipais passam a ser feitas pela frente do terminal.


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Comentários

Esta matéria possui 28 comentário(s)
  1. Marcos - 16/05/2012 - 20:29

    Quando meu pai era criança, a Auto ônibus Brasília já dominava o bairro da Engenhoca. Passados oitenta anos nada mudou. O nonopólio ferrenho continua, com o apoio velado de políticos (que curiosamente continuam tendo votos no bairro). Nem mesmo uma linha para o Rio de Janeiro ou São Gonçalo passando por lá tem. Nunca permitiram, embora empresas tenham se interessado em passar pela Av. Prof. João Brasil. Nada mudou e nada mudará...

  2. Igor - 16/05/2012 - 17:36

    E isso farão os preços das tarifas diminuírem? Niterói precisa de trens expressos.

  3. Carlos Augusto - 16/05/2012 - 19:05

    Esse povo que veio para Niteroi por causa da especulação,so sabe reclamar,vieram pra ca pra sair do suburbio de Bangu,Realengo,Campo Grande e etc falam como se fossem nascido e criado nesta cidade,Querem Metro,como se cria uma linha de metro para o Largo da Batalha,passando por cima do morro do cavalão?Niteroi não tem estrutura para metro,metro so se for de superficie,mas os suburbanos que investiram na zona sul nao iram querer o trem do metro passando em suas janelas.Tem muita gente falando M.

  4. francisco - 16/05/2012 - 19:09

    Uma pena que Niterói perdeu uma oportunidade de ouro de implementar as melhorias que necessitam o serviço de transporte coletivos na cidade, pior ainda que engessou o sistema, agora regulamentado, nessa verdadeira bagunça por mais 20 anos. Essa licitação fajuta só será percebida pela população na mudança das cores das empresas de ônibus. Isso é uma vergonha!

  5. Angelo Barcelos - 16/05/2012 - 20:35

    Tudo igual, uma mesmice sem igual. As vencedoras do consórcio foram as atuais empresas, coincidência, não? Agora o monopólio foi concretizado de vez, a cidade foi partida em duas e cada um terá a metade dela como seu feudo. Tem que tirar ônibus das ruas pra dar mais fluidez pros carros que chegarão juntos com os moradores dos novos prédios.

  6. Cláudio - 16/05/2012 - 18:11

    Não entendeu porque vão retirar 150 ônibus? Simples, mais lucro para as empresas que vão participar desse Consôrcio, que para bom entendedor, na verdade se transformou em Cartel. MP neles!!!

  7. Carlos Renato - 16/05/2012 - 08:01

    Se observarmos o trânsito nos principais gargalos de Niterói (Alameda e Contorno) veremos que 80% dos ônibus são de outros municípios, principalmente São Gonçalo. De que adianta diminuir a oferta de transporte em Niterói (

  8. enrabagnomo - 16/05/2012 - 08:22

    engabelação para legalizar uma situação irregular que se estendia a decadas, nada mudou as empresas são as mesmas e não foi exigido nenhum compromisso das empresas, que juntas agora se denominam consorcios e DIVIDIRAM as linhas como estas ja eram.

  9. Miriam Souza - 16/05/2012 - 09:20

    Isso não vai dar muito certo... Fizeram a mudança no trânsito de Icaraí, que não foi aceita porque a Miguel de Frias não consegue absorver todo o volume de carros da Roberto Silveira. Assim como essa diminuição de 150 coletivos não vai absorver todos os usuários. E tenho certeza de que essa mudança irá afetar, principalmente, a zona norte, onde há maior movimento dos moradores para ir ao Centro e à zona sul trabalhar.

  10. Felipe Tavares - 16/05/2012 - 10:31

    Existem tantas alternativas eficazes pra resolver esse caos... impressionante como a máfia do transporte público manda e desmanda nessa cidade. As pessoas que dependem do mesmo, e/ou ficam entulhadas nos engarrafamentos diários, que SE EXPLODAM!

  11. eduardo - 16/05/2012 - 17:05

    Impressionante!! Em vez da prefeitura estimular o uso transporte coletivo, disponibilizando em maior quantidade e qualidade,vai retirar ônibus das ruas para dar maior "fluidez" ao trânsito. No mundo inteiro a solução para o trânsito é transporte público de qualidade. Em Niterói, com ruas estreitas, menos ônibus...

  12. ARMANDO CRUZ - 16/05/2012 - 10:47

    Gostaria de alertar para a necessidade de uma linha intermunicipal para a região da Barra da Tijuca, via av. Brasil/ linha amarela, (Leopoldina nem pensar) com saída de Itaipu. Facilitaria o acesso da RO aos pontos de transferência em Niterói e ao Centro do Rio, aeroportos e a baixada de Jacarepaguá com entradas e saídas da própria linha amarela, e, a integração comercial e turística das regiões envolvidas no percurso.

  13. Hamilton Azeredo - 16/05/2012 - 10:51

    Ah legal. O serviço que, com 750 veiculos, já era ineficaz em muitos momentos, vai ficar como com 150 a menos?!

  14. ana - 16/05/2012 - 10:53

    Não entendi, tirar 150 coletivos e o povo que depende e a hora de pico ?
    Igual o ônibus 43 (Ingá) que o trocador diz que não tem procura, vou começar a fotografar p/ perceberem o quanto enche e estou na expectativa de melhorarem o 43 e colocar ônibus p/ cadeirante aos domingos, pois domingo cadeirante não pode sair pois o diretor alega que não tem procura.
    Essa é a nossa Cidadania.

  15. Angelo - 16/05/2012 - 11:24

    Reduzir ônibus???
    Sou usuário da linha 49, até o mês passado, sempre que descia nas barcas, geralmente tinha ou 49 ou 43. Hoje, sempre tem fila para o embarque. Essa história de retirar ônibus para melhorar o trânsito é no mínimo estranho. Para melhorar, temos de retirar os carros da rua, não o transporte coletivo.

  16. FALA MESMO - 16/05/2012 - 11:42

    tudo farinha do mesmo saco

  17. Alcir Brazil - 16/05/2012 - 11:49

    Continua tudo igual, um bando de onibus fazendo as mesmas bandalhas. Fico muito triste em saber que renovaram com os mesmos por 20 anos. Niterói precisa de uma nova politica que consiga desfazer essa bagunça. Cansei da falar e não veja mudança para melhorar. A estação da charitas esta uma pouca vergonha, as barcas fazem o horário que bem entendem e os onibus idem. POUCA VERGONHA. POQUE NÃO COLOCAM MICROONIBUS TIPO JARDINEIRA CIRCULANDO SÃO FRANCISCO PARA ESTAÇÃO CHARITAS GRATIS ?

  18. Fernando Oliveira - 16/05/2012 - 13:20

    Tanta coisa a fazer p/melhorar o trânsito em Niterói que é caótico, inventam de criar consórcio. Pq essas empresas não se unem e financiam pelo menos um percentual para a construção do metrô no município? Isto vale para S.Gonçalo tb. É necessário investir em outra opção de transporte p/melhorar o trânsito em Niterói e São Gonçalo. Transito por estes dois municípios e vejo o caos diário devido ao fluxo enorme no trânsito.

  19. Jean Gomes - 16/05/2012 - 13:22

    Poderiam é melhorar as condições dos ônibus. Hoje temos esses veículos sujos e sem ar condicionado. Operando em péssimas condições.

  20. luis - 16/05/2012 - 13:33

    A solução para o transito de Niteroi é a construção de Metro integrado as Barcas,onibus é um meio de transporte lento e desconfortavel e os usuarios não deixarão os carros na garagem para utilizar onibus,com o metro a situação seria bem diferente,por ser mais rápido,confortavel e ecologicamente correto,linhas de onibus ao inveés de ser o único meio de transporte,deveriam apenas complementar as areas não servidas de metro,é um absurdo a influencia das empresas de onibus nas decisão da prefeitura

  21. José - 16/05/2012 - 15:02

    Transoceânico?
    Vai ter alguma linha "Niterói x Angola"?

  22. luciano - 16/05/2012 - 15:29

    isso não consórcio, é monopólio

    Auto Lotação Ingá Ltda.
    Endereço: Alameda São Boaventura, 1191 - Fonseca - Niterói - RJ
    CEP: 24130-001
    Telefone: (21) 2625-1556
    Fax: (21) 2625-5244
    E-Mail: alotacaoinga.uol.com.br

    Transportes Peixoto Ltda.
    Endereço: Alameda São Boaventura, 1191 - Fonseca - Niterói - RJ
    CEP: 24130-001
    Telefone: (21) 2625-1556
    Fax: (21) 2625-5244

  23. André - 16/05/2012 - 15:52

    Cadê a Araçatuba? Não está nem no TransNit nem no TransOceânico.

  24. revoltada de niteroi - 16/05/2012 - 16:00

    Onde estão o intermodal ônibus-barcas- metrô e a barca para São Gonçalo. Tudo isso é pura palhaçada, mentiras e gastança de dinheiro. pede pra sair, prefeito.
    Niteroi acabou e vcs também. Vá morar de vez em Miami.

  25. Alcenir - 17/05/2012 - 11:44

    A culpa é do povo que não sabe votar!!!! As linhas de ônibus não pertencem as empresas, pertecem a prefeitura.

  26. ayres vinagre - 17/05/2012 - 13:19

    Quer dizer: as coisas mudam e tudo continua na mesma.
    Enquanto empresario de ônibus for grande financiador de campanha politica as coisas "vão continuar como antes no quartel de Abrantes".Quem viver (os próximos 20 anos) verá

  27. Serigne - 07/06/2012 - 13:29

    notei uma coisa eu tava esplorando o bloco de notas que fas o tracfio dos mapas do omsi descobri que essa part e so pra ver os onibus serculando e ne3o fasendo linha + em baicho e so da uma olhada tipo assim pra comesar acoselho um mapa so com uma linha pra ne3o se perder ,tipo assim([aigroup]Busses180123456789101112131415161718Bento Gone7alves[aigroup_depot]AIsBento Gone7alves[aigroup_depot_typgroup]24040Bento Gone7alves4041Bento Gone7alves4042Bento Gone7alves4043Bento Gone7alves4044Bento Gone7alves4045Bento Gone7alves[end])bom os numeros vc aumenta ou diminui comforme os bus colocado ou retirado dai mais embaicho vc coloca tipo assim vehicles/x/x cada dese e um numero 1 2 etc vc conta o numero q e seu onibus e bota dai continua

  28. Lucas - 27/07/2012 - 01:56

    Muito bom que mais lugares no ônibus ocasione na redução de veículos na cidade e, consequentemente, ocorra menos engarrafamentos.
    O problema é que agora será necessário esperar ainda mais para conseguir tomar um onibus, desta vez mais lotado, por mais vinte anos! Fazer estradas novas e túneis para evitar congestionamentos ninguém quer né

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