CidadesComeça

Começa corrida às matrículas para escolas da rede estadual de ensino

0
Tamanho da fonte: A- A+ 14/10/2012

Servição mostra o passo a passo da pré-matrícula, que começa nesta segunda-feira em todo o Rio de Janeiro. Saiba como garantir uma vaga nas instituições de ensino do estado

A corrida para garantir vaga nas escolas da rede estadual será aberta nesta segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, o prazo da pré-matrícula prosseguirá até 30 de novembro, exclusivamente pela internet, através do portal www.matriculafacil.rj.gov.br. Alunos das escolas estaduais que pretendem continuar na rede devem renovar a matrícula de 26 de novembro a 28 de dezembro.

As vagas são para o 6º ano do Ensino Fundamental regular e do 1º ano do Ensino Médio regular. Poderão participar alunos oriundos de escolas das redes públicas federal, estadual e municipal, bem como estudantes das escolas particulares e os que desejam regressar à vida escolar. 

Também serão aceitas inscrições para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que será oferecido em 503 escolas. Somente poderão ser matriculados no EJA alunos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2013 e no Ensino Médio de jovens e adultos, os alunos devem ter idade mínima de 18 anos ou a completar até a mesma data. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos.

O resultado da pré-matrícula será divulgado a partir do dia 20 de dezembro, no mesmo site onde foi feita a inscrição ou através de e-mail e SMS informados pelo candidato. A segunda fase da pré-matrícula, também pela internet, acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2013, exclusivamente para candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio que não foram alocados na primeira fase: e entre 18 e 23 de janeiro, para os não alocados na data exclusiva e os novos alunos do 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. A confirmação da segunda fase da matrícula será de 28 a 30 de janeiro.

Decreto institui programa de estágio para estudantes

 

O Governo do Estado oficializou esta semana o decreto que institui o programa Estágio que Rende. A iniciativa é voltada para alunos da 2ª série do Ensino Médio Regular das unidades escolares da rede pública estadual. Um dos objetivos é propiciar o desenvolvimento de potencialidades dos alunos relacionadas ao mercado, funcionando como uma orientação vocacional e direcionamento ao Ensino Superior. “Se um estudante pretende cursar a faculdade de Direito, ele pode estagiar na Procuradoria-Geral do Estado, por exemplo”, informa o secretário de Educação, Wilson Risolia.

O projeto tem como intuito, ainda, incentivar ações voltadas à educação, ao trabalho e à cidadania, direcionadas para o empreendedorismo econômico e social. Os estudantes que participarem do programa receberão bolsa de estágio, auxílio-transporte e alimentação, além de seguros contra acidentes pessoais.

O estágio terá validade limitada ao ano letivo em curso, que é a 2ª série do Ensino Médio, uma vez que na 3ª série o aluno deverá estar concentrado nas provas do Enem e nos vestibulares. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a Secretaria de Educação, os órgãos parceiros da administração do Estado e o aluno estagiário ou seu representante legal, conforme determinado na Lei Federal de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

A carga horária não poderá exceder quatro horas diárias e 20 horas semanais. O valor da bolsa será definido pela Secretaria de Educação, no último bimestre de cada ano. Para participar, é necessário que o aluno atenda aos seguintes requisitos: ter bom desempenho no Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio); participar de pelo menos 2/3 das avaliações bimestrais; ter sido aprovado na 1ª série do Ensino Médio Regular; estar matriculado na rede pública de ensino e ser assíduo.

Para o secretário de Educação, Wilson Risolia, a ação é fundamental. “Fizemos uma pesquisa e percebemos que 90% dos alunos pretendem seguir os estudos no Ensino Superior. Isso faz parte do nosso objetivo de orientar o jovem para sua formação profissional”, afirmou Risolia.

A implementação do programa será coordenada por um grupo gestor. 

 

Confira passo a passo para fazer as inscrições:

 

Como se inscrever

O candidato interessado deverá acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, de 15 de outubro até 30 de novembro. Na página eletrônica, haverá informações sobre como se inscrever; escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e como e quando confirmar sua matrícula na escola.

EJA

Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos, para o Ensino Médio e 15 anos para o Ensino Fundamental. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.

Resultado

No dia 20 de dezembro, o resultado da inscrição será divulgado no mesmo site em que foi realizada a matrícula. A Secretaria de Estado de Educação também enviará um e-mail e SMS para os candidatos que se cadastraram corretamente.

Confirmação

É importante que o candidato confirme sua pré-matrícula na escola em que foi selecionado no período de 2 a 9 de janeiro de 2013. 

Documentação

No ato da confirmação da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos originais: carteira de Identidade ou documento que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento) e CPF, se possuir; histórico escolar ou declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; carteira de identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); Comprovante de residência; Atestado de saúde.

Renovação

Se o candidato já é aluno da rede estadual e deseja permanecer na mesma escola, é necessário que seja feita somente a renovação da sua matrícula na sua unidade escolar. Para isso, procure a secretaria da sua escola no período de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

Demais séries

O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 01 de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a mesma documentação informada anteriormente.

Quem perder a 1ª fase

Se você perdeu a primeira fase da matrícula informatizada, não foi alocado em nenhuma de suas opções de escola ou não confirmou a matrícula, ainda terá uma nova chance na 2ª fase, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2013. Mas atenção: os dias 16 e 17 de janeiro são exclusivos para os candidatos que não foram alocados.

Outros casos

Para os que participarem da 2ª fase, o período de confirmação é de 28 a 30 de janeiro de 2013. A partir do dia 4 de fevereiro de 2013, os candidatos poderão se inscrever diretamente na escola.

Principais datas

 

15/10/12 a 30/11/2012

Período de realização da Pré-Matrícula

26/11/2012 a 28/12/2012

Renovação de Matrícula nas unidades escolares

20/12/2012

Relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na Internet (www.matriculafacil.rj.gov.br) e divulgação através de SMS e e-mail informados no ato da pré-matrícula

02/01/2013 a 09/01/2013

Confirmação da reserva de vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e anos/séries equivalentes de EJA e Projeto Autonomia

11/01/2013 a 01/02/2013 


Matrícula para as demais séries

16/01/2013 a 17/01/2013 

Segunda fase da pré-matrícula, através da internet (www.matriculafacil.rj.gov.br), exclusiva aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio que não foram alocados na 1ª fase

18/01/2013 a 23/01/2013 

Segunda fase da pré-matrícula, na internet (www.matriculafacil.rj.gov.br), aos alunos não alocados na data exclusiva, os que não confirmaram e os novos do 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio

28/01/2013 a 30/01/2013 

Confirmação da 2ª fase da Matrícula nas escolas aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio

04/02/2013

Matrícula direto na escola

 

 

 


O FLUMINENSE


AVALIE:

 

Enviar para amigo Imprimir

Comente a Notícia

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Grupo O Fluminense. Mensagens que contenham ofensas, acusações e palavrões ou xingamentos não serão publicadas.

Comentários

Esta matéria possui 7 comentário(s)
  1. Moema Beduschi - 23/10/2012 - 16:51

    E alunos que vem com transferencia de outro estado....como fazer? Estou de mudança para o Rio e gostaria de saber, tenho um menino de 4 anos e uma menina de 12.
    Obrigada

  2. renata trindade soler - 27/10/2012 - 21:23

    tenho duas filhas uma de 7 anos fazendo 2 ano e outra de 5 anos fazendo jardim 1

  3. joyce santos - 27/11/2012 - 15:03

    quero fazer minha matricula para o esmael estou na oitava série desejo fazer o primeiro ano.

  4. joyce santos - 27/11/2012 - 15:10

    desejo fazer minha matriculo no esmael branco estou na oitava série nono ano e vou para o primeiro ano desejo estudar de manha porfavo obrigada.

  5. michele marchon tostes - 28/11/2012 - 09:17

    como posso fazer a matricula do meu filho de 04 anos no seu primeiro ano letivo

  6. Vitoria Rangel dos santos - 29/11/2012 - 21:12

    Como posso realizar a matricula do projeto eja do ensino medio no Nilo Peçanha CIEP 057 Campos dos Goytacazes RJ.

  7. luis claudio teixeira - 03/07/2013 - 14:17

    oi quero matriculo minha filha, no proximo ano ela completa 15 anos e vai cursa o 1º ano do ensino medio como proceder na inscrição...

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.